Um morador de 61 anos, residente no Jardim Matilde, em Ourinhos (SP), caiu em um golpe e perdeu quase R$ 5 mil na última terça-feira, dia 9. O homem recebeu uma ligação de um número de celular do Rio de Janeiro, em que um interlocutor afirmou ser representante da central do Banco Bradesco, e estaria entrando em contato para informar que o governo estaria devolvendo valores referentes a uma diferença em taxa de juros cobrada em empréstimos consignados de anos anteriores.
Acreditando que teria valores a receber, a vítima forneceu seus dados pessoais (foto de RG e CPF) em uma conversa pelo WhatsApp. Durante as tratativas, foi depositado na conta da vítima do Banco Santander, valores a título de devolução, como lhe fora informado, mas que em relação ao valor recebido, deveria devolver uma parte que seria do banco, o que seria feito através do pagamento de um boleto que foi encaminhado à vítima pelo WhatsApp. A vítima efetuou o pagamento do boleto, totalizando a quantia de R$ 4.996,00, o qual teve como beneficiário a pessoa Jurídica Agi Financeira, CNPJ 50.324.200/0001-78.
No entanto, a vítima percebeu que havia caído em um golpe após não receber uma ligação de confirmação de um representante do banco Bradesco e descobrir que o boleto bancário que pagou, apesar de estar com a logo do banco Bradesco, estava ligado a uma conta do Banco Inter S/A. Ele registrou um boletim de ocorrência na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Ourinhos na noite de quinta-feira, dia 11, e está tentando reaver o dinheiro depositado ao golpista.
O Banco Inter orientou a vítima a proceder o registro da ocorrência para que a conta beneficiária seja bloqueada e possivelmente a restituição dos valores. A vítima foi orientada sobre o prazo decadencial de 6 meses para oferecer representação, mas deseja por ora aguardar o prazo. A Polícia Civil de Ourinhos investiga o caso.