A assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos negou, na tarde desta sexta-feira, 15, que o hospital esteja enfrentando uma infestação de “piolho de pomba”. A informação chegou à redação do Passando a Régua, na manhã de hoje (14), através de uma mulher que pediu sigilo sobre a sua identidade. Ela disse que a infestação acontecia e que foi necessário realocar várias pessoas para a realização de dedetização de alguns quartos do hospital.
Ainda segundo a mulher, o foco dos piolhos estaria na ala B e em alguns quartos da ala A. Ela desconfia que um jovem teria sido mordido pelos piolhos.
Já de acordo com a Santa Casa, “houve uma situação pontual, que inclusive já foi resolvida, de um local que está em obras e precisou ficar aberto, com isso as pombas foram lá no espaço, mas já foi tudo resolvido e não há surto, ou infestação”, tranquilizou.
Sobre o pilho de pomba
É um ácaro que ataca muitas aves e seu nome se dá pela aproximação das pombas aos nossos lares. A pomba quer água, comida e abrigo e quando encontra se aquerencia por ali. Gosta de uma aba, ar condicionado, telhado com abertura, forro e lá faz seu ninho e deixa também suas fezes. Nem sempre ela está contaminada com o ácaro, o seu convívio com outras pombas, pardais, rolinha e outras aves pode se contaminar. E leva inclusive para quem cria pássaros em gaiolas, viveiros, galinheiro e aviários. E nesses casos muitas vezes é preciso a interferência de veterinário receitando o produto adequado para controle (agrotóxico). Coloca os ovos nas penas ou pelos de onde nascem as ninfas e se transformam em adultos. Em via de regra vivem neste hospedeiro.
Conforme a intensidade da infestação as pompas se coçam e os “piolhos” caem e se for perto de janela ou outras aberturas pode entrar em casa. No ar condicionado entra através dos dutos e é jogado dentro de casa e fica complicado. Mesmo fazendo a dedetização não limpando muito bem o ar condicionado vai haver nova infestação.
A princípio este ácaro se alimenta de pele, escamas de pele e penas e em alguns casos de pelo de animais. Das pessoas não, mas se entrou na casa bate a fome ataca picando, principalmente quando se está dormindo e causa irritação. Ao coçar irrita mais ainda e nos casos de alérgicos fica muito pior. E é preciso de socorro médico para receitar medicamentos adequados. Há outros ataques semelhantes e pode confundir os sintomas, como sarna (ácaro).
De grande importância as fezes são também transmissoras de doenças se contaminadas. Tem fungo que causa doença pulmonar que pode ser muito grave (Histoplasmose). E lembro que as fezes são muito ácidas e corroem tudo onde for depositada.
O que pode ser feito para pelo menos diminuir os problemas causados.
Procurar não atrair as pombas alimentando perto de casa. Se estão se instalando em algum destes cantos preferidos retirar o ninho. E colocar obstáculos que impedem de retornar. Se for ar acondicionado faz um emaranhado de arame farpado (em forma de bolota), tábua com pregos, e coloca no local ela desistiram. Em beira de telhado e cantos coloca uma armação de arame (espícula) e cola com tiras de lona com betume vendida como manta para telhado. Há de plástico no mercado. Se for entrada de telhado coloca tela de abertura pequena, aquela de fazer gaiola. Sempre depois de uma boa limpeza usando luvas e máscara. Pode ainda para ajudar a espantar colocar um saquinho de pano com naftalina. Alguns penduram CD, tiras de papel laminado e estes brilham assustando, por um tempo, elas se afastam. Há anúncio na internet de aparelhos eletrônicos que afastam. Não tenho mais informação. Se há espaço coloca uma “piscina” bacia com água com algumas gotas de vinagre para as aves tomarem banho. Pássaro que toma banho dificilmente tem o “piolho”.
Com informações de Nilo Cortez/ site Grupo Independente