O Brasil ficou em 55º lugar entre 58 países no exame de Matemática do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), realizado em 2023 e com resultados divulgados nesta quarta-feira, 4 de dezembro. Apenas Marrocos, Kuwait e África do Sul tiveram pontuações inferiores. Na frente do Brasil, figuram países como Irã, Bósnia e Cazaquistão.
O exame é aplicado a estudantes de 9 anos e mede conhecimentos em Matemática e Ciência, com questões que variam entre quatro níveis de dificuldade: baixo, intermediário, alto e avançado.
Matemática: desempenho desafiador
Metade da prova de Matemática abordou operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão). Cerca de 30% das questões estavam relacionadas à geometria, como cálculos de áreas e medidas de comprimento.
Apenas 1% dos estudantes brasileiros conseguiram responder corretamente a questões do nível avançado, como a que exigia calcular a quantidade de sacolas necessárias para armazenar bolas de tênis e futebol. Já uma questão de nível básico, que cobrava identificação do resultado de uma operação simples, foi acertada por cerca de 60% dos alunos.
Ciência: conceitos básicos e desempenho similar
Na área de Ciência, o exame concentrou-se em tópicos como ciclos de vida, hereditariedade, saúde humana e estados físicos da matéria. Conceitos sobre luz, som, eletricidade, magnetismo, e a Terra e o Sistema Solar também foram abordados.
Perguntas de nível avançado exigiam maior habilidade de raciocínio e aplicação de conceitos científicos, enquanto uma questão de nível básico, como identificar o material de uma colher que aquece ao ser colocada em sopa quente, foi respondida corretamente por 60% dos brasileiros.
Fatores que influenciam o desempenho
O estudo mostrou que alunos que relataram gostar muito de Matemática tiveram resultados melhores do que os que disseram não gostar. Um padrão semelhante foi observado em Ciência: estudantes que declararam se importar com a preservação ambiental tiveram desempenho superior aos que valorizaram o tema apenas superficialmente.
Formato da prova
A avaliação foi feita em computadores e apresentou perguntas em formato de teste (múltipla escolha) e questões discursivas. A tradução foi adaptada para o idioma de cada país participante. Além de medir o conhecimento, as questões buscaram avaliar a capacidade de raciocínio e a aplicação prática em problemas do cotidiano.
O baixo desempenho brasileiro no TIMSS destaca desafios significativos na educação básica e reforça a necessidade de ações para fortalecer o ensino de Matemática e Ciência no país.
Veja exemplos de perguntas para o 4º ano do TIMSS:
Questão do 4º ano de Matemática, de nível avançado: Um treinador precisa colocar 40 bolas de tênis e 10 de futebol em sacolas. Se em cada sacola cabem 8 bolas de tênis e 2 de futebol, como o treinador por calcular o total de sacolas que vai precisar? A resposta é alternativa D Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Matemática para o 4º ano, de nível intermediário: Coloque os números nas caixinhas para tornar as frases verdadeiras, usando os cartões numéricos. A criança precisava saber qual número somado a 5 dava um resultado maior que 12. E qual número subtraído de 20 dava um resultado maior que 15. Os dois números que deveriam ser escolhidos eram 8 e 3, como já está no exemplo. Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano, de nível avançado: A figura mostra dois trens que estão carregando imãs. Diz que uma criança move o trem B em direção ao trem A e pergunta o que ocorre com o trem A? É preciso ainda explicar a resposta correta, dizendo que ele move para longe do trem B porque polos iguais se repelem. Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano, de nível baixo: Jenny mexe uma panela com uma sopa quente e deixa a colher lá dentro. Mais tarde, a colher está muito quente para ser retirada. Qual o material mais possível dessa colher ser feita? A resposta é metal Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano da prova, de nível alto: A imagem mostra a Terra orbitando em torno do Sol e pergunta qual a estação nesse momento na cidade A. A resposta correta é "verão" Foto: Reprodução/TIMSS
No 8º ano, a prova de Matemática já cobra também álgebra, dados e probabilidade. Os cálculos passam a incluir frações, decimais e porcentagens. Na geometria, os alunos precisam calcular perímetros, áreas e volumes.
Em Ciência, há questões de Biologia, Química e Física, como estrutura celular, fotossíntese, uso da tabela periódica, eletricidade e força. E 20% da prova é destinada a temas relacionados à Terra, ao Sistema Solar e ao universo.
Veja exemplos de perguntas para o 8º ano do TIMSS:
Questão de Ciência para o 8º ano, de nível baixo: O desenho mostra o lixo sendo levado em uma estrutura que se move. Algumas partes está sendo removidas por meio da eletromagnética e o resto vai para uma caixa. O que acontece com cada um dos materiais? Os alunos precisam dizer quais desses materiais serão removidos pelo imã e quais cairão na caixa: latas de aço, copos de plástico, latas de alumínio, jornais, pregos de ferro Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Matemática para o 8º ano, de nível alto: Encontre os valores de x e y para que a sentença seja verdadeira. As respostas são 3 e 1 Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 8º ano, de nível avançado: Qual dos seguintes gases compõe a maior parte da atmosfera da Terra? Nitrogênio é a resposta correta Foto: Reprodução/TIMS
O exame é aplicado a estudantes de 9 anos e mede conhecimentos em Matemática e Ciência, com questões que variam entre quatro níveis de dificuldade: baixo, intermediário, alto e avançado.
Matemática: desempenho desafiador
Metade da prova de Matemática abordou operações com números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão). Cerca de 30% das questões estavam relacionadas à geometria, como cálculos de áreas e medidas de comprimento.
Apenas 1% dos estudantes brasileiros conseguiram responder corretamente a questões do nível avançado, como a que exigia calcular a quantidade de sacolas necessárias para armazenar bolas de tênis e futebol. Já uma questão de nível básico, que cobrava identificação do resultado de uma operação simples, foi acertada por cerca de 60% dos alunos.
Ciência: conceitos básicos e desempenho similar
Na área de Ciência, o exame concentrou-se em tópicos como ciclos de vida, hereditariedade, saúde humana e estados físicos da matéria. Conceitos sobre luz, som, eletricidade, magnetismo, e a Terra e o Sistema Solar também foram abordados.
Perguntas de nível avançado exigiam maior habilidade de raciocínio e aplicação de conceitos científicos, enquanto uma questão de nível básico, como identificar o material de uma colher que aquece ao ser colocada em sopa quente, foi respondida corretamente por 60% dos brasileiros.
Fatores que influenciam o desempenho
O estudo mostrou que alunos que relataram gostar muito de Matemática tiveram resultados melhores do que os que disseram não gostar. Um padrão semelhante foi observado em Ciência: estudantes que declararam se importar com a preservação ambiental tiveram desempenho superior aos que valorizaram o tema apenas superficialmente.
Formato da prova
A avaliação foi feita em computadores e apresentou perguntas em formato de teste (múltipla escolha) e questões discursivas. A tradução foi adaptada para o idioma de cada país participante. Além de medir o conhecimento, as questões buscaram avaliar a capacidade de raciocínio e a aplicação prática em problemas do cotidiano.
O baixo desempenho brasileiro no TIMSS destaca desafios significativos na educação básica e reforça a necessidade de ações para fortalecer o ensino de Matemática e Ciência no país.
Veja exemplos de perguntas para o 4º ano do TIMSS:
Questão do 4º ano de Matemática, de nível avançado: Um treinador precisa colocar 40 bolas de tênis e 10 de futebol em sacolas. Se em cada sacola cabem 8 bolas de tênis e 2 de futebol, como o treinador por calcular o total de sacolas que vai precisar? A resposta é alternativa D Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Matemática para o 4º ano, de nível intermediário: Coloque os números nas caixinhas para tornar as frases verdadeiras, usando os cartões numéricos. A criança precisava saber qual número somado a 5 dava um resultado maior que 12. E qual número subtraído de 20 dava um resultado maior que 15. Os dois números que deveriam ser escolhidos eram 8 e 3, como já está no exemplo. Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano, de nível avançado: A figura mostra dois trens que estão carregando imãs. Diz que uma criança move o trem B em direção ao trem A e pergunta o que ocorre com o trem A? É preciso ainda explicar a resposta correta, dizendo que ele move para longe do trem B porque polos iguais se repelem. Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano, de nível baixo: Jenny mexe uma panela com uma sopa quente e deixa a colher lá dentro. Mais tarde, a colher está muito quente para ser retirada. Qual o material mais possível dessa colher ser feita? A resposta é metal Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 4º ano da prova, de nível alto: A imagem mostra a Terra orbitando em torno do Sol e pergunta qual a estação nesse momento na cidade A. A resposta correta é "verão" Foto: Reprodução/TIMSS
No 8º ano, a prova de Matemática já cobra também álgebra, dados e probabilidade. Os cálculos passam a incluir frações, decimais e porcentagens. Na geometria, os alunos precisam calcular perímetros, áreas e volumes.
Em Ciência, há questões de Biologia, Química e Física, como estrutura celular, fotossíntese, uso da tabela periódica, eletricidade e força. E 20% da prova é destinada a temas relacionados à Terra, ao Sistema Solar e ao universo.
Veja exemplos de perguntas para o 8º ano do TIMSS:
Questão de Ciência para o 8º ano, de nível baixo: O desenho mostra o lixo sendo levado em uma estrutura que se move. Algumas partes está sendo removidas por meio da eletromagnética e o resto vai para uma caixa. O que acontece com cada um dos materiais? Os alunos precisam dizer quais desses materiais serão removidos pelo imã e quais cairão na caixa: latas de aço, copos de plástico, latas de alumínio, jornais, pregos de ferro Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Matemática para o 8º ano, de nível alto: Encontre os valores de x e y para que a sentença seja verdadeira. As respostas são 3 e 1 Foto: Reprodução/TIMSS
Questão de Ciência para o 8º ano, de nível avançado: Qual dos seguintes gases compõe a maior parte da atmosfera da Terra? Nitrogênio é a resposta correta Foto: Reprodução/TIMS