Consulta Pública para Concessão do Lote Paranapanema termina nesta sexta-feira, 10

De Ourinhos a Itapetininga serão ao todo 5 pedágios automáticos, com cobranças que devem variar de R$4,80 a R$11,94.
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Termina nesta sexta-feira, 10, a consulta pública sobre o projeto de concessão do Lote Paranapanema, promovida pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O projeto engloba a operação, manutenção e ampliação de 282,3 quilômetros de rodovias estaduais, incluindo trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Mello Peixoto (SP-278), com previsão de um investimento total de R$ 4,7 bilhões.

A iniciativa faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e beneficiará diretamente 13 municípios do sudoeste paulista: Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá.

Pedágios Previstos
Foram apresentados cinco pedágios ou “pórticos” no trecho. O sistema será automatizado, com cobranças feitas por tag ou via meios digitais em até 15 dias. Os locais e tarifas estimadas são:
  • P1 (Angatuba): R$ 6,44
  • P2 (Itaí): R$ 11,94
  • P3 (Piraju/Tejupá): R$ 4,80
  • P4 (Ipaussu/Bernardino de Campos): R$ 5,24
  • P5 (Canitar/Chavantes): R$ 6,86
Os valores foram calculados com base em uma média quilométrica de R$ 14,77 para pistas simples e R$ 20,68 para pistas duplicadas.

Sugestões ainda podem ser enviadas
Os interessados têm até o fim do dia para enviar suas sugestões para a modelagem do projeto por meio de formulário online disponível no site da ARTESP ou pelo e-mail
paranapanema@artesp.sp.gov.br. Formulário online.

Melhorias previstas
Entre as principais obras estão:
  • Duplicação de 147 quilômetros de rodovias;
  • Construção de 29 novas passarelas;
  • Implantação de 84 paradas de ônibus;
  • Criação de 56 quilômetros de acostamentos e 13 quilômetros de vias marginais;
  • Construção de 15 dispositivos em desnível e 39 em nível.
O projeto também prevê melhorias na infraestrutura, como instalação de iluminação LED em áreas urbanas, monitoramento por câmeras CFTV, painéis de mensagens variáveis, cobertura de comunicação sem fio, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento pré-hospitalar.

Próximos passos
Após o término da consulta pública, o cronograma do projeto prevê:
  • Lançamento do edital: abril de 2025;
  • Leilão: julho de 2025;
  • Assinatura do contrato: outubro de 2025;
  • Início da cobrança de pedágio: outubro de 2026.
Participação pública

Em dezembro de 2024, foram realizadas três audiências públicas para debater o projeto. As
sessões ocorreram em Ourinhos e Itapetininga, no formato presencial, e em São Paulo, no formato híbrido. Os encontros reuniram moradores, autoridades e parlamentares, promovendo discussões e ajustes nas propostas.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site da ARTESP.