Na manhã desta segunda-feira, 16, foi realizada uma audiência pública para debater a concessão do trecho da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Ourinhos e Itapetininga, conhecido como Lote Paranapanema. O encontro, promovido pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), discutiu os detalhes do projeto que prevê a privatização de rodovias e a instalação de pedágios no trecho. Confira o vídeo completo da audiência abaixo.
Rodovias Envolvidas
O Lote Paranapanema engloba trechos das seguintes rodovias:
Rodovias Envolvidas
O Lote Paranapanema engloba trechos das seguintes rodovias:
- Raposo Tavares (SP-270)
- Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189)
- Mello Peixoto (SP-278)
- Acesso Ivens Vieira (SPA-204/270)
- Engenheiro Edson Martins de Lara (SPA 245/270)
Pedágios Previstos
Foram apresentados cinco pedágios ou “pórticos” no trecho. O sistema será automatizado, com cobranças feitas por tag ou via meios digitais em até 15 dias. Os locais e tarifas estimadas são:
- P1 (Angatuba): R$ 6,44
- P2 (Itaí): R$ 11,94
- P3 (Piraju/Tejupá): R$ 4,80
- P4 (Ipaussu/Bernardino de Campos): R$ 5,24
- P5 (Canitar/Chavantes): R$ 6,86
Os valores foram calculados com base em uma média quilométrica de R$ 14,77 para pistas simples e R$ 20,68 para pistas duplicadas.
Cronograma das Audiências Públicas
- Terça-feira (17), às 10h: Auditório Municipal Alcides Rossi, Itapetininga (SP).
- Quarta-feira (18), às 10h: Auditório da Artesp (formato híbrido).
Concessão e Início das Operações
A concessão está prevista para leilão no primeiro semestre de 2025. O cronograma inclui:
A concessão está prevista para leilão no primeiro semestre de 2025. O cronograma inclui:
- Lançamento do edital: Abril de 2025
- Leilão: Julho de 2025
- Assinatura do contrato: Outubro de 2025
- Início da cobrança: Outubro de 2026
Obras de Infraestrutura
Entre as obras previstas no contrato de concessão estão melhorias importantes para Ourinhos, como:
- Viaduto no trevo da Vila Brasil
- Trevo no Jardim Itamaraty (antes da concessão)
- Melhorias no trevo da Boa Esperança
- Adequações no trevo do Ville de France
Opiniões Divergentes
Durante a audiência, o deputado federal Capitão Augusto (PL) defendeu a concessão como necessária para garantir obras essenciais, ressaltando que o governo não teria recursos para executá-las sem a privatização. Já o vereador Eder Mota (Ourinhos) expressou preocupação com a nova realidade para Ourinhos, que ficará cercada por pedágios, destacando o impacto no único trecho da região, entre Ourinhos e Ipaussu, que até agora não tinha cobranças.
Os prefeitos presentes, incluindo Guilherme Gonçalves (Podemos), de Ourinhos, não manifestaram oposição ao projeto, sinalizando uma aceitação geral da concessão.
Reflexos na Região
Com a implantação dos pedágios e a concessão da rodovia, as lideranças locais esperam melhorias estruturais significativas. No entanto, a perspectiva de aumento de custos para os motoristas preocupa parte da população e representantes políticos. O debate segue com novas audiências programadas para esta semana.
Durante a audiência, o deputado federal Capitão Augusto (PL) defendeu a concessão como necessária para garantir obras essenciais, ressaltando que o governo não teria recursos para executá-las sem a privatização. Já o vereador Eder Mota (Ourinhos) expressou preocupação com a nova realidade para Ourinhos, que ficará cercada por pedágios, destacando o impacto no único trecho da região, entre Ourinhos e Ipaussu, que até agora não tinha cobranças.
Os prefeitos presentes, incluindo Guilherme Gonçalves (Podemos), de Ourinhos, não manifestaram oposição ao projeto, sinalizando uma aceitação geral da concessão.
Reflexos na Região
Com a implantação dos pedágios e a concessão da rodovia, as lideranças locais esperam melhorias estruturais significativas. No entanto, a perspectiva de aumento de custos para os motoristas preocupa parte da população e representantes políticos. O debate segue com novas audiências programadas para esta semana.