De Ourinhos a Itapetininga serão ao todo 5 pedágios automáticos, com cobranças que devem variar de R$4,80 a R$11,94

Audiência Pública discutiu concessão de rodovias e implantação de pedágios no trecho entre Ourinhos e Itapetininga. Os pedágios deverão ficar nas cidades: Angatuba, Itaí, Piraju/Tejupá, Ipaussu/Bernardino de Campos e Canitar/Chavantes.
Compartilhe:
Na manhã desta segunda-feira, 16, foi realizada uma audiência pública para debater a concessão do trecho da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Ourinhos e Itapetininga, conhecido como Lote Paranapanema. O encontro, promovido pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), discutiu os detalhes do projeto que prevê a privatização de rodovias e a instalação de pedágios no trecho. Confira o vídeo completo da audiência abaixo.

Rodovias Envolvidas
O Lote Paranapanema engloba trechos das seguintes rodovias:
  • Raposo Tavares (SP-270)
  • Engenheiro Lauri Simões de Barros (SP-189)
  • Mello Peixoto (SP-278)
  • Acesso Ivens Vieira (SPA-204/270)
  • Engenheiro Edson Martins de Lara (SPA 245/270)


Pedágios Previstos

Foram apresentados cinco pedágios ou “pórticos” no trecho. O sistema será automatizado, com cobranças feitas por tag ou via meios digitais em até 15 dias. Os locais e tarifas estimadas são:
  • P1 (Angatuba): R$ 6,44
  • P2 (Itaí): R$ 11,94
  • P3 (Piraju/Tejupá): R$ 4,80
  • P4 (Ipaussu/Bernardino de Campos): R$ 5,24
  • P5 (Canitar/Chavantes): R$ 6,86




Os valores foram calculados com base em uma média quilométrica de R$ 14,77 para pistas simples e R$ 20,68 para pistas duplicadas.



Cronograma das Audiências Públicas
  • Terça-feira (17), às 10h: Auditório Municipal Alcides Rossi, Itapetininga (SP).
  • Quarta-feira (18), às 10h: Auditório da Artesp (formato híbrido).
Concessão e Início das Operações
A concessão está prevista para leilão no primeiro semestre de 2025. O cronograma inclui:
  • Lançamento do edital: Abril de 2025
  • Leilão: Julho de 2025
  • Assinatura do contrato: Outubro de 2025
  • Início da cobrança: Outubro de 2026



Obras de Infraestrutura

Entre as obras previstas no contrato de concessão estão melhorias importantes para Ourinhos, como:
  • Viaduto no trevo da Vila Brasil
  • Trevo no Jardim Itamaraty (antes da concessão)
  • Melhorias no trevo da Boa Esperança
  • Adequações no trevo do Ville de France
Opiniões Divergentes
Durante a audiência, o deputado federal Capitão Augusto (PL) defendeu a concessão como necessária para garantir obras essenciais, ressaltando que o governo não teria recursos para executá-las sem a privatização. Já o vereador Eder Mota (Ourinhos) expressou preocupação com a nova realidade para Ourinhos, que ficará cercada por pedágios, destacando o impacto no único trecho da região, entre Ourinhos e Ipaussu, que até agora não tinha cobranças.

Os prefeitos presentes, incluindo Guilherme Gonçalves (Podemos), de Ourinhos, não manifestaram oposição ao projeto, sinalizando uma aceitação geral da concessão.

Reflexos na Região
Com a implantação dos pedágios e a concessão da rodovia, as lideranças locais esperam melhorias estruturais significativas. No entanto, a perspectiva de aumento de custos para os motoristas preocupa parte da população e representantes políticos. O debate segue com novas audiências programadas para esta semana.