O Governo do Paraná publicou nesta quarta-feira, 19, o decreto que altera os horários dos órgãos estaduais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A competição começa nesta quinta, 20, mas a equipe brasileira estreia somente na próxima segunda (24), às 8h.
De acordo com o decreto, os órgãos estaduais vão funcionar nos seguintes horários:
A segunda partida da Seleção Brasileira será no dia 29 de julho, um sábado, às 7h. O último confronto vai acontecer em 2 de agosto, às 7h, em uma quarta-feira.
O decreto, assinado pelo governador em exercício Darci Piana, determina ainda que os dirigentes dos órgãos e entidades estaduais preservem o funcionamento dos serviços essenciais ou que não podem ser paralisados.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino vai até 20 de agosto. Se o Brasil passar para as oitavas de final, o governo informou que pode fazer novas alterações nos horários de funcionamento.
Estado de SP
O estado de SP não fez nenhum decreto, mas algumas cidades das regiões de Sorocaba (SP) e de Jundiaí (SP) decretaram ponto facultativo.
Em Jundiaí (SP), o decreto oficial, que será publicado nos próximos dias, determina que o expediente dos servidores municipais terá início uma hora após o término das partidas. Portanto, em dias de jogos com início às 7h, o expediente começará às 10h. Já para jogos com início às 8h, o expediente se iniciará às 11h.
Já em Iperó (SP), o decreto diz que o expediente das repartições públicas iniciará às 10h30 no dia 24 de julho; e às 9h30, nos dias 29 de julho de 2 de agosto.
Havendo classificação da seleção brasileira para as fases seguintes, o expediente será iniciado uma hora após o término da partida. De acordo com a administração municipal, as mudanças não se aplicam às repartições públicas que executam serviços essenciais e de funcionamento ininterrupto.
Outras prefeituras ainda não se posicionaram a respeito do assunto.
O governo federal já fez um decreto; relembre - clique aqui
Estreia do Brasil
A seleção brasileira, que busca o inédito título da Copa do Mundo, estreia na primeira fase da competição a partir das 8h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (24). O confronto, que será contra o Panamá, vale pelo Grupo F, que também conta com França e Jamaica.