Definidos os cinco novos conselheiros tutelares de Ourinhos

Mulheres ocupam as sete primeiras colocações. Eleitos assumem função em 2020 e terão salário inicial de R$ 2.100,00 com carga horária semanal de 40 horas.
Compartilhe:

 

Neste domingo, 6, na Câmara Municipal de Ourinhos, das 8h às 17h, foi realizada a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Ourinhos. Quinze candidatos concorriam às cinco vagas de conselheiro tutelar e um salário inicial de R$ 2.100,00, com carga horária semanal de 40 horas.

Em Ourinhos, diferente do que aconteceu em outras cidades, onde a eleição foi aberta a toda a população, aqui ela foi fechada a apenas representantes indicados por entidades, um total de 386 eleitores, que estavam aptos a participar do pleito (Clique aqui para ver a relação dos eleitores e entidades).  

A eleição era facultativa e foi organizada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Ourinhos e dos 386 aptos a votar, compareceram 286, sendo que uma pessoa votou em branco e 100 eleitores não compareceram. Confira abaixo a colocação e o número de votos de cada um dos quinze candidatos.

Classificação dos eleitos 

Colocação

Votos

1º VERA APARECIDA DE LIMA FITTIPALDI

85

2º VALÉRIA NOGUEIRA BERTOLDO

53

3º ISABELLA ESTEFANI CORRÊA DE MORAES

31

4º ANA PAULA CAMOTE AMARO

20

5º LARISSA NUNES ROSSINI

18

6º KARINA DOS SANTOS GAVIOLI E SILVA

18

7º ADRIANA PEREIRA DE MORAES

17

8º JOSÉ CARLOS DE SOUZA BITENCOURT

15

9º ANDRÉ BENEDETI GIACOMINI

14

10º DEBORA DE CANARGO SILVA

07

11º GILBERTO ANTERO FELÍCIO

05

12º MARCIA FRAZON CAMARGO

01

13º MARIA DO CARMO LIMA DOS SANTOS

01

14º ANDRESSA BELASQUES BONOTO

00

15º SILVANA APARECIDA PESSOTTI CRISTINO

00

 

Cada eleitor poderia escolher um candidato e tinha que prencher o seu voto em uma cédula  com os nomes dos quinze candidatos (Foto: Reprodução)

Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podem se candidatar aos conselhos tutelares pessoas residentes no município, que tenham 21 anos ou mais e que sejam de “reconhecida idoneidade moral”. Todos tiveram que participar de um processo seletivo, ficando 15 candidatos para fase final, que é a eleição deste domingo (6), que definiu os cinco titulares e os 10 suplentes.

O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes.

A lei também diz que o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar é “estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público”. Toda a documentação do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Ourinhos está disponível no linK (Clique aqui).

Os eleitos tomam posse em janeiro de 2020 para um mandato de quatro anos.

 

Voto foi secreto (Foto: Laperuta)

Promotor da Vara da Infância e Juventude de Ourinhos, Dr. Aguilar de Lara Cordeiro, acomponhou a apuração que foi muito rápida (Foto: Laperuta)

Candidatos e fiscais acompanharam a apuração na Câmara Municipal de Ourinhos (Foto: Laperuta)