João Neto: O Último Trem

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"Em 1906, deu-se o início do povoado que viria ser nossa Ourinhos, com reduzido número de casas. Dois anos depois, em 1908, foi criado o Posto da Estrada de Ferro que, quatro anos mais tarde, seria transformado em uma estação ferroviária pertencente à Estrada de Ferro Sorocabana - a parada servia de baldeação aos passageiros que possuíam como destino o patrimônio vizinho de Ourinhos (atual Jacarezinho - Paraná). Dessa época em diante, a futura cidade teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua condição geográfica considerada excelente, sem contar sua portentosa malha hidrográfica: Rio Turvo, Rio Pardo e Rio Paranapanema."

Pois é, nem precisava, mas, este fragmento da história de Ourinhos conta o que a ferrovia sempre significou para nossa cidade.

Assim... Foram 116 anos de pura história, nunca conseguiremos contar a vida ourinhense sem contar o casamento com a ferrovia, casamento em regime total de bens!

Ourinhos, nesse tempo todo, dormiu e acordou ao barulho e apito dos trens que deslizaram suas barulhentas rodas pelo meio da cidade, especificamente dentro do coração de cada um de nós.

E saber que, no auge de sua existência, apenas em Ourinhos, a Estrada de Ferro Sorocabana chegou a empregar mais de 300 funcionários.

Só nos resta lamentar, dia 15/01/2024 ficará marcado na história como o dia da morte do "trem". A última manobra, em terra ourinhense, ocorreu exatamente às 08h40 de uma ensolarada manhã de segunda-feira, os maquinistas pediram permissão para a partida,  vagarosamente seguiram sentido Londrina, a composição, serpenteando em marcha lenta, seguiu para o vizinho Paraná, foi fotografada antes das nove horas sobre a ponte férrea, atravessou o Paranapanema pela última vez e, apesar do dia lindo, mergulhou na escuridão da insensatez!

O sonho acabou!

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