Nova secretária de Educação de Ourinhos busca continuidade e aprimoramentos; “A gente respeita o trabalho que foi feito até hoje”

“Carminha” recebeu o Passando a Régua para uma entrevista e falou sobre o desafio de assumir a gestão do segundo maior orçamento da Prefeitura de Ourinhos.
Compartilhe:
Na manhã desta quinta-feira, 9, o Passando a Régua esteve na Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos para entrevistar a nova secretária, professora Carmen Lucia Pereira Machado, conhecida como “Carminha”, e sua secretária adjunta, professora Patrícia Elizabeth Ferreira. Ambas foram nomeadas pelo prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos), que assumiu a administração em 1º de janeiro.

A Secretaria Municipal de Educação tem o segundo o orçamento do município, de R$155.900.000,00, que só perde para a Saúde, com o orçamento de R$301.290.000,00.


Novas secretárias com Gera Laperuta (Foto: Laperuta Jr.)

Uma Trajetória de Dedicação à Educação
Carminha, com 35 anos de experiência na área educacional do município, destacou sua trajetória ao assumir o cargo: “Meu nome é Carmen Lucia Pereira Machado, mais conhecida como Carminha. Tenho uma trajetória de 35 anos na educação do município, comecei como professora em 1990 e ocupei vários cargos, como coordenação, direção e coordenação geral. Sou formada pela Unesp, com especialização em educação especial e pedagogia, e estou aqui para enfrentar esse desafio e contribuir com a educação”.

Patrícia, com duas décadas de experiência, também se apresentou: “Sou professora da rede municipal há 20 anos, formada em pedagogia e letras, com pós-graduação em educação especial e mestrado em educação básica pela Unesp. Já atuei nos anos iniciais da educação básica e ocupei cargos técnicos na secretaria. Agora, assumo o desafio como secretária-adjunta ao lado de Carminha”.

Exonerações e Cadastro Reserva
No segundo
Diário Oficial do ano, publicado em 7 de janeiro, foi oficializada a exoneração de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além de cargos de confiança. Uma resolução também regulamentou o cadastro reserva para essas funções, destinado ao ano letivo de 2025. Carminha explicou: “A exoneração desses profissionais já era prevista por legislação. O processo para novas contratações já havia iniciado na gestão anterior. As funções de confiança serão nomeadas a partir de inscrições e análises feitas por uma comissão interna, mas a nomeação final é de livre escolha do prefeito, respeitando os critérios estabelecidos. A ideia é que esses profissionais estejam até o final do mês dentro das unidades escolares para que a gente tenha início ao ano letivo com segurança”.

Os servidores efetivos da Administração, lotados na Secretaria Municipal de Educação e os candidatos não efetivos, interessados nos cargos de Diretor e Coordenador Pedagógico, deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, até amanhã, dia 10 de janeiro de 2025.

Continuidade com Diálogo
A nova gestão pretende dar continuidade ao trabalho realizado. “Tenho muito respeito pelo ex-secretário Lucas Suzuki. Nosso foco é ouvir professores, diretores e todos os setores para entender as demandas e melhorar o que já está funcionando. Nós estamos dando continuidade. A gente respeita o trabalho que foi feito até hoje", afirmou Carminha. 

Demanda por Vagas em Creches
Carminha abordou o histórico desafio da demanda por vagas em creches: “Sempre houve uma demanda reprimida maior na educação infantil de creche. Vamos mapear as necessidades por região para criar um plano de atendimento. A central de vagas é fundamental para priorizar famílias com mais urgência”.

A Creche das Comerciárias, alvo de críticas no passado, continuará em funcionamento no local atual. “Ainda não conheço o espaço. Vamos avaliar as condições para decidir sobre possíveis mudanças a longo prazo”, explicou a secretária.

Investimentos e Planos para o Futuro
Sobre a construção de novas unidades escolares, Carminha destacou: “Temos bairros com alta demanda, como Pacheco Chaves, Moradas e Pacaembu. A partir de estudos detalhados, planejaremos ampliações e novas construções”.

Serviços de Manutenção
A empresa IGEVE, contratada para manutenção e limpeza, será mantida enquanto seu contrato é analisado. “A gente vai entender, ler esse contrato com calma, tirar todas as dúvidas, saber o que compete a empresa, o que compete a prefeitura, vamos entender como é que isso está funcionando.  Mas, a priori, no primeiro momento, eles fazem o atendimento das creches”.

Com o ano letivo previsto para iniciar em 10 de fevereiro, Carminha reafirma o compromisso de dar continuidade e aprimorar a educação em Ourinhos, priorizando o diálogo e a inclusão. Ainda segundo ela, a compra dos uniformes já está sendo providenciada.

Objetivos iniciais
E Patrícia destacou: “Inclusive agora, essa primeira semana, a gente só está trabalhando em função disso.  Garantir a volta dos professores e das crianças de maneira tranquila no início do ano letivo.  Acho que nós chegamos aqui com duas grandes demandas. A primeira era colocar creche plantão em funcionamento.  Isso já está acontecendo.  E o segundo passo era realmente fazer esse cadastro reserva para a gente conseguir dar continuidade, colocar os profissionais dentro das escolas, diretores, coordenadores e vices.

Lembrando que nós faremos também uma formação a esses profissionais para que consigam receber as nossas equipes. Tanto os professores, os profissionais da educação, quanto as nossas crianças.  A qualidade do ensino vai ser prioridade para a nossa gestão.

Lembrando só ainda da creche plantão, o nosso cuidado foi ter, isso também é uma ação que já acontece há vários anos, no mês de janeiro, existem cinco creches plantões, são cinco polos que fazem o atendimento dessas crianças no período de recesso escolar, de férias escolares, para garantir o atendimento dessas crianças que realmente necessitam desse atendimento nessa época.  Normalmente janeiro é uma época de férias, das EMEFs, escolas, férias escolares. E a creche plantão ela existe para realmente atender as crianças que necessitam desse atendimento no período de férias. E elas já estão em funcionamento desde o dia 6.”

Cinco NEIs funcionam em regime de plantão nas férias
Os núcleos recebem alunos matriculados da Rede Municipal, mediante inscrições já realizadas junto aos responsáveis no mês de dezembro de 2024.
 O horário de funcionamento das escolas será das 07h às 17h (exceto Creche das Comerciárias - 08h30 às 18h30).
Creches em plantão:
• NEI Ayrton Senna
 • NEI Benedita Fernandes Cury:
• NEI Enry Cesar Cury Negrão
• NEI Vera Moura
• Creche das Comerciárias

Informações sobre vagas podem ser obtidas na secretaria de Educação, na Avenida Antônio Almeida Leite, nº 609, no Jardim Paulista, Ourinhos (SP).  Telefone: (14) 3302-6200.