Novo coronavírus encontrado em morcegos na China pode ter potencial de transmissão para humanos

Compartilhe:
Cientistas chineses identificaram um novo tipo de coronavírus em morcegos de Hong Kong que pode ter capacidade de se espalhar entre humanos, semelhante ao SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. O estudo foi conduzido pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou, e publicado na revista Nature.

O vírus, denominado HKU5-CoV-2, pertence ao grupo dos merbecovírus, que são geneticamente relacionados ao MERS-CoV. Os pesquisadores descobriram que ele utiliza o receptor ACE2 para infectar células humanas, o mesmo mecanismo do SARS-CoV-2. A equipe liderada pela virologista Shi Zhengli, do Instituto de Wuhan, utilizou uma técnica avançada chamada Crio-EM – que emprega um microscópio de alta precisão – para analisar a estrutura do vírus e avaliar seu potencial de transmissão.

"O risco de transmissão do HKU5-CoV-2 para humanos não deve ser exagerado", afirmam os cientistas, que reforçam a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre o comportamento do vírus e possíveis riscos de disseminação.

A publicação do estudo causou impacto nos mercados globais, levando à oscilação do dólar ao longo do dia. A íntegra da pesquisa está disponível na plataforma científica Cell.

As informações são da CNN.