Ourinhos Saneamento explica nova cobrança e esclarece sobre "fatura em análise"

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A nova concessionária responsável pelos serviços de água, esgoto e taxa de lixo em Ourinhos (SP), a Ourinhos Saneamento, emitiu uma nota explicando o processo de emissão das faturas neste mês de dezembro. Com a transição para a nova empresa, o sistema passou a cobrar pelo consumo real, o que gerou dúvidas entre os moradores, especialmente em relação às faturas identificadas como "em análise".

O que significa "fatura em análise"?
As faturas com os dizeres “comunicado fatura em análise” ou “fatura retida para análise” indicam que a concessionária está verificando possíveis oscilações no consumo registrado. Isso ocorre porque, durante a mudança de gestão, a empresa ajustou o sistema para garantir que o consumo informado seja preciso.
  • Oscilações no consumo: Se o sistema identificar consumo fora da média esperada — seja acima ou abaixo do normal — a fatura é retida para análise. Nesse caso, a equipe da Ourinhos Saneamento tem até 10 dias para revisar e enviar a conta final ao cliente.
     
  • Hidrômetros inacessíveis ou com defeito: Em imóveis onde o hidrômetro está em local inacessível ou apresenta problemas técnicos, a leitura pode ser dificultada. Nesses casos, a fatura também é retida até que a leitura seja realizada.
A concessionária oferece uma alternativa: os clientes podem enviar uma foto do hidrômetro para facilitar a leitura e agilizar a emissão da fatura. Caso contrário, a equipe da empresa retornará ao imóvel para tentar realizar a leitura novamente.

Atendimento ao cliente
A Ourinhos Saneamento reforça seu compromisso com um atendimento acessível e de qualidade. Para isso, oferece suporte 24 horas, todos os dias, pelos canais:
  • WhatsApp: (11) 95020-6424
  • Telefone gratuito: 0800 687 4664
Além disso, a concessionária possui atendimento presencial em sua loja localizada na Av. Altino Arantes, 890, no centro de Ourinhos, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (exceto feriados).

Transparência na cobrança
A fatura mensal inclui os serviços de água e esgoto, além da taxa de lixo — sendo este último valor integralmente repassado à Prefeitura. A empresa destaca que todos os ajustes e análises são feitos para garantir que os valores cobrados correspondam ao consumo real.

Com uma equipe de manutenção atuando inclusive nos finais de semana, a Ourinhos Saneamento segue disponível para atender às demandas da população e resolver possíveis dúvidas.



Confira a nota na íntegra:
Neste mês de dezembro, a Ourinhos Saneamento começou a emitir a fatura com a cobranças das tarifas de água e esgoto e taxa do lixo (sendo que o valor do lixo é repassado integralmente à Prefeitura).  Alguns imóveis estão recebendo “faturas em análise”, mas, o que significa isso?
 
As faturas enviadas com os dizeres “comunicado fatura em análise” e “fatura retida para análise” são necessárias para que a Ourinhos Saneamento faça a verificação da oscilação de consumo, que pode ser para mais ou para menos. Como houve a transição para a Ourinhos Saneamento, está sendo tomando o cuidado para que o consumo informado na conta seja o real. 
 
O sistema foi parametrizado para reter as contas que apresentem valores acima ou abaixo da média, e num prazo de 10 dias a equipe da Ourinhos Saneamento vai analisar essa fatura para enviar ao cliente, com o valor do consumo real.
 
Já a fatura retida para análise ocorre quando a Ourinhos Saneamento, por diversos motivos, como por exemplo, hidrômetro inacessível ou antigo que não esteja funcionando adequadamente, fica retida até que consigamos coletar esta leitura e emitir a fatura. “Nos casos que os hidrômetros ficam na parte interna do imóvel, a Ourinhos Saneamento dá a opção do cliente tirar foto do hidrômetro e nos enviar para que façamos a emissão da fatura, ou nós mesmo vamos até o local novamente na tentativa de realizar a leitura”, destaca o coordenador comercial Caio Ferrari.
 
Atendimento diferenciado: Se precisar é só nos chamar!
 
Uma das prioridades da Ourinhos Saneamento é manter um atendimento de qualidade para a população. Por isso, mantém o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, pelo Whatsapp (11) 95020 6424 e pelo 0800 687 4664. Equipes de manutenção trabalham também nos finais de semana.

A empresa conta também com atendimento presencial em sua nova loja na Av. Altino Arantes, 890, centro, com uma equipe preparada para bem atender a todos, das 8h30 às 16h30 (segunda a sexta-feira, exceto feriados).