Uma professora de 47 anos, moradora no Jardim Anchieta em Ourinhos, foi mais uma vítima do golpe do “cartão clonado”, em que golpistas criam um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e usam até um motoboy para roubar cartões bancários e senhas das vítimas. Bandidos conseguiram usar o cartão da vítima.
Segundo a vítima, na última segunda-feira, 23, por volta das 15h, ela recebeu uma ligação no telefone fixo de sua casa, na qual uma voz feminina, que se identificou como Julia Sales e que era da “segurada do cartão” (Express Seguradora) e perguntou para professora se ela havia feito uma compra no valor de R$920,00, nas Lojas Americanas de Assis, onde a vítima falou que não havia realizado nenhuma compra, sendo então alertada que haviam clonado seu cartão. A atendente passou o número de um protocolo e orientou que a professora ligasse no 0800 do cartão, o qual ela ligou para 0800-8804033 e passou o número de protocolo, que havia recebido anteriormente, então recebeu a confirmação de que havia uma notificação de que o cartão de foi e portanto ela deveria cortar o cartão e leva-lo até a polícia civil de Assis, onde a vítima disse que não tinha condições de ir até às 16h nesse plantão de Assis, onde foi dada alternativa de um funcionário ir até a casa da professora, pegar o cartão cortado em envelope lacrado, sendo o funcionário chamado Leandro Moura – código 6565. A professora contou que ainda falava com a atendente, quando foi informada que o tal Leandro já estava no portão de sua casa para receber o cartão e segundo a professora, a atendente ainda perguntou se ela tinha outro cartão bancário, o que foi confirmado e foi orientada a também deixar o cartão com o tal Leandro, que pegou os dois cartões e foi embora. A professora disse que foi orientada que viria uma cobrança de R$19,00 na próxima fatura, onde então a vítima teria digitado as senhas dos dois cartões para, segundo a atendente, bloquear os cartões.
Então nesta quinta-feira, 26, ao ligar novamente ao 0800 do banco a atendente disse que tinha realmente uma notificação datada do dia 23, mas que o cartão não estava cancelado e nem bloqueado, que não havia essa compra de R$920,00, que tinha várias outras compras. A vítima não informou os valores dessas compras e disse que somente nesta quinta-feira, 26, conseguiu bloquear os cartões, mas não sabe se esse 0800 é confiável. O caso está sendo investigado.