Quase 150 detentos não retornam aos presídios após saidinha “junina” em Bauru

Presos são considerados foragidos e quando forem localizados perdem direito ao benefício. Saída temporária ocorreu entre os dias 11 e 17 de junho.
Compartilhe:
Na última segunda-feira, 17, 145 detentos das unidades prisionais de Bauru não retornaram após a segunda saída temporária de 2024, conhecida como “saidinha de Santo Antônio” ou "saidinha da Festa Junina". A informação foi divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Na região de Ourinhos foram registradas prisões de detentos da saidinha:
A saída temporária, autorizada no dia 11 de junho, permitiu que 3.931 reeducandos dos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) 1, 2 e 3 de Bauru deixassem as unidades prisionais, com a obrigação de retornar até as 18h do dia 17 de junho. Os detentos que não voltaram no prazo estipulado tiveram o benefício suspenso e são agora considerados foragidos.

No estado de São Paulo, presos em regime semiaberto têm direito a quatro saídas temporárias por ano, conforme calendário definido pelo Judiciário. Além dos 145 fugitivos, a SAP informou que 33 detentos foram flagrados tentando retornar com contrabando escondido no corpo. Entre os itens apreendidos estavam 85 invólucros de maconha (totalizando 1,7 kg), 60 pacotes de cocaína (399 gramas), 31 minicelulares, 11 placas e quatro baterias de celular, quatro fones de ouvido, seis cabos de fio de áudio, três chips telefônicos e um plugue USB.

Os detentos flagrados com contrabando foram registrados no plantão policial e, como consequência, tiveram o regime de pena alterado do semiaberto para o fechado.


Drogas flagradas por escâner corporal em presos que retornavam da saidinha em Bauru — Foto: SAP/Divulgação