A quatro meses do aniversário de 50 anos do Tricampeonato do Brasil, a CBF iniciou as comemorações de uma das mais simbólicas conquistas do futebol brasileiro. A entidade inaugurou, na tarde desta quinta-feira, sua nova atração do Museu da Seleção Brasileira: a estátua do Rei Pelé. Com problemas de mobilidade, o ídolo não compareceu à cerimônia. Mas aprovou a peça.
Antes da inauguração oficial, a CBF levou a estátua até a casa do ex-jogador, em Santos, para Pelé dar o seu aval. O único jogador da história a vencer três Copas do Mundo ficou não só ficou feliz ao ver sua imagem eternizada. Como até se achou mais bonito.
– Com respeito à beleza, a estátua é muito mais bonita. E acho que um grande presente de Deus é justamente isso, poder deixar essas mensagens boas, essas lembranças boas, para a futura geração que vem aí. Eu agradeço a todos, de coração, e agradeço a Deus por estar com saúde nessa homenagem, nesse momento – declarou Pelé, em entrevista à CBF TV na sua casa, quando recebeu a estátua.
Clodoaldo, ao lado da estátua de Pelé — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Nove tricampeões estiveram presentes na inauguração da estátua: os ex-goleiros Leão e Ado, os ex-zagueiros Brito e Piazza, o ex-volante Clodoaldo, e os ex-atacantes Jairzinho, Roberto Miranda, Dadá Maravilha e Edu. Alexandre Torres, filho do capitão Carlos Alberto Torres, esteve no evento representando o pai, que faleceu em 2016.
Além deles, Tite, técnico da Seleção, também esteve marcou presença, assim como dirigentes da entidade, entre eles, o presidente Rogério Caboclo.
A CBF aproveitou para dar novas medalhas aos campeões presentes e fez uma supresa para os ex-jogadores: levou a taça Jules Rimet para que eles pudessem, mais uma vez, tocar no troféu. Jairzinho, autor de sete gols na Copa, foi o responsável por erguer a taça novamente. E ficou emocionado.
"Vocês nem imaginam. Ainda bem que meu coração está forte. Mas é sempre uma ótima lembrança de muita alegria e satisfação de ter ajudado o Brasil a ser campeão do mundo", disse o ex-atacante, após levantar a taça.
Jairzinho levanta a taça Jules Rimet — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Jairzinho também ressaltou a importância da homenagem a todos os campeões mundiais e, em especial, a Pelé.
– Mais do que justa essa homenagem está prestando a todos nós que participamos dessa seleção, que muitos dizem ter sido a melhor seleção brasileira de todos os tempos. O Pelé merece mais do que essa simples homenagem. Que fique eternizado, nos nossos corações principalmente.
A estátua
Estátua de Pelé será uma das atrações do Museu da Seleção Brasileira — Foto: Daniel Mundim
A peça foi encomendada a uma empresa de Londres e foi feita por 25 artesãos. Tem tamanho natural, demorou 11 meses para ser feita. A imagem escolhida para ser representada? O Pelé da Copa de 1970.
A estátua agora é a atração principal do Museu da Seleção Brasileira, que fica na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local é aberto todos os dias e funciona das 10h às 18h, com ingressos a R$ 20, a inteira.